Propostas em pauta na CMA serão votadas na próxima semana

Da Redação | 25/11/2014, 11h12

O presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), senador Blairo maggi (PR-MT), encerrou a reunião da comissão nesta manhã sem a votação de proposições, por falta de quorum. Ele anunciou que as matérias em exame serão votadas na reunião da próxima semana.

Ao abrir a reunião, Blairo Maggi fez uma homenagem ao poeta mato-grossense Manoel de Barros, falecido no último dia 13. Autor de 33 obras, Manoel de Barros recebeu mais de dez prêmios literários, entre os quais o Prêmio Jabuti de Literatura, em duas oportunidades.

– Barros trazia consigo a vivência pantaneira e soube, como ninguém, traduzir essa simplicidade em obras literárias. Sua originalidade constava na junção da natureza com a linguagem. Coisas de uma nobre alma pantaneira, simples, densa, que não gostava de holofotes – ressaltou Blairo Maggi.

Agricultura familiar

O senador destacou também a importância da agricultura familiar para o crescimento da economia do país.

- A agricultura familiar gera sete em cada dez empregos no campo e responde por cerca de 40% da produção agrícola. Atualmente, a maior parte dos alimentos na mesa dos brasileiros vem da produção familiar - disse.

O parlamentar destacou programas do governo federal de apoio à agricultura familiar e defendeu a ampliação das ações voltadas a essa parcela majoritária da população rural.

Lixões

Presente à reunião, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) lembrou entendimento mantido entre o governo e lideranças na Câmara dos Deputados e no Senado para inclusão de emenda em medida provisória para prorrogar por dois anos o prazo para o fim dos lixões nos municípios. A lei que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) determinou como prazo final o dia 2 agosto deste ano, mas, conforme Raupp, os prefeitos terão até 2 de agosto de 2016 para acabar com depósitos de lixo a céu aberto e criar destinos adequados para os resíduos sólidos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)