Blairo Maggi ressalta capacidade dos estudantes do Projeto Jovem Senador

Da Redação e Da Rádio Senado | 25/11/2014, 16h25

O senador Blairo Maggi (PR-MT) afirmou que, diante das novas tecnologias que permitem acesso fácil à informação, a escola assume uma nova função: a de orientar os jovens na busca de informações e promover a reflexão do conteúdo acessado.

Graças a essa evolução, afirmou o senador, os estudantes são hoje pessoas bem informadas, com opiniões próprias. Ele citou como exemplo disso a estudante Natália Lima Janones, aluna de uma escola pública de Cáceres (MT).

Blairo Maggi lembrou que Natália foi a primeira colocada no concurso de redação do Projeto Jovem Senador de 2014, com a redação Uma Educação que Transforma.  Ela e outros 26 estudantes, um de cada estado, estiveram no Senado, na semana passada, atuando como verdadeiros senadores.

— O que mais nos inspira são as palavras dessa aluna, que traz consigo a sede de uma sociedade mais participativa. Em sua redação, ela não só elencou falhas nos sistemas públicos, mas propôs soluções. Foram 103 mil inscrições para o concurso. Estamos falando de estudantes de ensino médio, adolescentes de todo o país, que estão a par dos acontecimentos nesta casa — ressaltou o senador.

Blairo Maggi lembrou que os jovens senadores deste ano aprovaram seis sugestões de projetos que agora serão examinadas pelo Senado e poderão até virar lei, se aprovados. Uma delas é a criação de uma bolsa de R$ 250 para estudantes pobres das escolas públicas. Os jovens esperam que isso ajude a reduzir a evasão escolar.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)