TV Senado estreia multiprogramação ao vivo no YouTube

Da Redação | 24/11/2014, 17h47

A partir desta terça-feira (25), a TV Senado começa a operar com multiprogramação ao vivo em dois canais no YouTube.  Segundo o Google, será a primeira emissora no mundo a transmitir ao vivo mais de uma programação ao mesmo tempo nesse site, sem edição e sem cortes. No decorrer de 2015, serão implantados mais seis canais.

O internauta terá a vantagem de poder voltar até quatro horas na programação já exibida.  Assim, às 18h, será possível retornar a transmissão e assistir a sessão plenária desde o seu início às 14h.  O canal um exibirá a programação normal da emissora. O canal dois veiculará outra atividade legislativa que esteja ocorrendo simultaneamente com a exibida no canal principal.  O canal dois só permanecerá disponível no YouTube enquanto houver atividade ao vivo a ser transmitida.

Transmissão ao vivo

A transmissão do canal um inicia-se às 9h com a veiculação ao vivo da reunião da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), que deverá votar, entre outros, o PLS 54/2014, do senador José Agripino, que deduz do imposto de renda investimentos em start-ups; e o PLS 18/2012, do senador Ciro Nogueira, que determina que os usuários devam ser alertados sobre fim de descontos em serviços de telecomunicações. Às 9h30, o canal dois passa a transmitir ao vivo, do Auditório Petrônio Portela, a abertura da 7ª Semana de Valorização da Primeira Infância, que irá debater as neurociências e as ações na área da educação entre os dias 25 e 27 de novembro. Agora, será possível acompanhar debates e votações e compartilhar opiniões simultaneamente.

A TV Senado já possui um canal de vídeos no YouTube desde dezembro de 2010. Mas, só a partir de abril de 2014, com o início das negociações com o Google para a disponibilização da multiprogramação ao vivo, foi possível publicar o acervo de mais de 42 mil arquivos de vídeos disponíveis no site da emissora.  Apenas no período de abril a novembro, esse conteúdo já foi visualizado 936.294 vezes, com 4.702.378 minutos assistidos. Desse total, 90% dos vídeos referem-se a conteúdo legislativo. São vídeos com discursos de Senadores no plenário, debates e votações de matérias, entrevistas com parlamentares e matérias jornalísticas sobre as atividades legislativas.

Veja aqui mais informações sobre a TV Senado no YouTube.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: