Comissões debatem preparativos do país para receber próxima edição da WorldSkills

Da Redação | 24/11/2014, 09h08

A Worldskills Competition 2015, maior torneio de educação profissional do mundo, será tema de audiência pública conjunta da Comissão de Educação (CE) e da Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) na quarta-feira (26). Realizada a cada dois anos, a competição tem como objetivo intensificar o intercâmbio entre jovens profissionais de várias regiões do mundo.

Promovida pela International Vocational Training Organization (IVTO) desde 1950, em cada edição a WorldSkills reúne os melhores alunos do ensino profissionalizante de mais de 60 países das Américas, Europa, Ásia e África. Na competição, eles precisam demonstrar habilidades técnicas, individuais e coletivas para executar as tarefas de sua profissão dentro de padrões internacionais de qualidade. A edição de 2015 está programada para acontecer no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo, entre 11 e 16 de agosto.

Autor de um dos requerimentos para realização da audiência, o presidente da CE, senador Cyro Miranda (PSDB-GO), diz que a competição pode despertar nos jovens brasileiros o interesse pelo ensino técnico. Por isso, comprometeu-se a contribuir com a ampliação da divulgação do evento para que a edição brasileira supere as anteriores em número de participantes. Em 2013, em Leipzig, na Alemanha, mais de mil estudantes de 53 países disputaram medalhas em 46 ocupações.

Convidados

Para debater os preparativos para a edição brasileira da competição, foram convidados o presidente da WorldSkills International, Simon Bartley, e seu diretor-executivo, David Hoey, que estarão no Brasil; o diretor geral do Senai e também diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Rafael Lucchesi; o diretor de Integração das Redes de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Marcelo Machado Feres, e a diretora da Divisão do Ensino Fundamental e Médio da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Fátima Aparecida Antônio,

Também participa do debate Rafael Wenderson, ganhador de duas medalhas de ouro nas categorias melhor soldado e melhor competidor brasileiro na WorldSkills Américas 2014.

A audiência terá início às 14h, na sala 15 da Ala Senador Alexandre Costa. O evento contará com tradução simultânea (português-Inglês-português).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)