Audiência debaterá contribuição da neurociência à infância

Da Redação | 21/11/2014, 14h40

Especialistas do Brasil e do exterior participam de audiência pública no Senado, na quarta-feira (26), para debater as contribuições da neurociência à compreensão do desenvolvimento infantil. O evento faz parte da programação da Semana de Valorização da primeira Infância e Cultura de Paz, que está sendo realizada pelo sétimo ano consecutivo.

A neurociência estuda a anatomia e a fisiologia do cérebro e suas funções, o que inclui o comportamento e o pensamento ou os mecanismos de regulação orgânica e interação psicossocial. Entre as abordagens, estão os estudos sobre patologias e lesões anatômicas e suas consequências funcionais, como as deficiências mentais, e as que buscam compreender a inteligência e o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem.

Uma das expositoras será a neurocientista e bióloga Suzana Herculano Houzel, neurocientista brasileira conhecida por seu trabalho de divulgação científica, inclusive por meio de colunas publicadas por grandes jornais. Professora universitária, ela falará sobre o tema Cérebro – onde a biologia e a sociedade se encontram no desenvolvimento infantil.

Duas especialistas francesas também vão apresentar o resultado de seus estudos em neurociência e psiquiatria que trazem contribuições à infância. Bernadette Rogé abordará o tema Autismo precoce e Neurociências, enquanto Françoise Molenat vai falar sobre Estresse e gravidez: impacto do ambiente humano.

Alfred Sholl-Franco, biofísico e neurocientista que integra o corpo de professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), abordará o tema a neuroeducação no contexto da primeira infância, com o foco nas dificuldades de aprendizagem, conscientização e capacitação de profissionais de ensino.

A audiência está sendo realizada em conjunto por três comissões: Assuntos Sociais (CAS), Direitos Humanos e Participação Legislativa (CDH) e Educação, Cultura e Esportes (CE). A proposta do debate é dos senadores Ana Rita (PT-ES) e Cyro Miranda (PSDB-GO).

 

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/CE_Neurociencias_e_o_desenvolvimento_infantil
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Facebook: eCidadaniaSF
Twitter: @e_cidadania

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)