Senado discute pesquisas de opinião com Departamento de Estado dos EUA

Da Redação | 20/11/2014, 18h49

As pesquisas de opinião pública feitas por órgãos públicos no Brasil e nos Estados Unidos foram tema de reunião nesta quinta-feira (20) entre o diretor do Escritório de Pesquisa de Opinião Pública do Departamento de Estado dos EUA, Andrew Stein, e representantes do ILB/Interlegis, da Diretoria-Geral do Senado, do DataSenado e do Alô Senado. O encontro, realizado no ILB, foi solicitado pela embaixada americana.

Stein contou que as pesquisas de opinião feitas pelo poder público nos EUA, diferentemente do Brasil, são de responsabilidade do Executivo. Os temas se concentram na área da política externa. O DataSenado, por exemplo, faz pesquisas tanto sobre temas ligados ao Legislativo como assuntos que estão em discussão na sociedade.

Marcos Ruben, estatístico do DataSenado, explicou que os temas a que o órgão se dedica têm cunho social e impactam o trabalho não só do Legislativo como também dos outros poderes.

- A pesquisa que fizemos sobre a violência contra a juventude negra no Brasil pode auxiliar a Secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República na elaboração de políticas públicas nessa área – exemplificou o estatístico.

O escritório americano atua em mais de 90 países. Segundo Stein, o resultado das pesquisas, com temas que são avaliados pelos diplomatas, não é tornado público nos EUA. Ele relatou uma curiosa relação do Executivo americano com as pesquisas de opinião.

- Desde os anos 30, todo presidente dos EUA tem o seu próprio pesquisador de opinião pública. O primeiro deles foi o Roosevelt.

A diretora-geral adjunta de Gestão, Ilana Trombka, afirmou que o Senado está aberto para futuras parcerias.

- Podemos negociar convênios ou parcerias na área de treinamento e capacitação e podemos manter contato para que tenhamos uma boa troca de experiências.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: