Jorge Viana presta homenagem a Adib Jatene

Da Redação e Da Rádio Senado | 19/11/2014, 18h08

O senador Jorge Viana (PT-AC) prestou homenagem ao cardiologista e ex-ministro da Saúde Adib Jatene, falecido em 14 de novembro, aos 85 anos, que classificou como exemplo de médico e de homem público e um dos acrianos que mais dão orgulho ao estado.

Viana mencionou a trajetória de Jatene, de origem humilde, que se tornou cirurgião destacado e pioneiro em cirurgias de ponte de safena. Ele ainda ressaltou a preocupação de Jatene com a humanização do atendimento médico, uma necessidade que considerava cada vez menos compatível com o alto custo das especializações.

- O doutor Adib Jatene defendia uma medicina pessoal: conhecer o corpo, conhecer a história do paciente, se envolver e buscar ali entender a causa de um problema de saúde que a pessoa passa. E ele falava que o bom médico precisa se transformar num especialista em gente.

Jorge Viana lembrou o esforço de Adib Jatene pela criação da CPMF, contribuição idealizada para financiar a saúde, segundo ele contra uma resistência inicial do presidente Fernando Henrique Cardoso.

O senador aproveitou para dizer que a derrubada da CPMF, em 2007, já no governo Lula, foi um “equívoco” motivado por “embates ideológicos”. Em seus cálculos, o tributo poderia render aos cofres públicos R$ 100 bilhões por ano. Jorge Viana disse esperar que o Congresso possa recriar a contribuição.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senador Jorge Viana