Senado aprova crédito de US$ 11,5 milhões para município baiano de Alagoinhas

Da Redação | 18/11/2014, 17h05

A contratação de crédito externo para o município de Alagoinhas (BA), no valor de US$ 11,5 milhões, foi aprovada nesta terça-feira (18) no Plenário do Senado, logo depois de passar pela Comissão de Assuntos Econômicos  (CAE) com aprovação do parecer favorável do senador Cyro Miranda (PSDB- GO).

A mensagem da presidente Dilma Rousseff que autoriza a operação entre o município baiano e a Cooperação Andina de Fomento (CAF) foi lida em Plenário na segunda-feira (17). O senador Walter Pinheiro (PT-BA) pediu a retirada do prazo de vista e o encaminhamento imediato da matéria para votação.

De acordo com o senador, os recursos serão destinados ao financiamento do programa de Requalificação Urbana, Ambiental e Promoção Social, para melhorar as condições de infraestrutura e atendimento à população da cidade.

- Nós sabemos que essas operações têm se tornado talvez a alternativa principal para estados e municípios aplicarem em infraestrutura e investimentos, inclusive, para o desenvolvimento econômico. Principalmente por conta da difícil vida que levam os municípios em relação à arrecadação – disse Pinheiro.

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) também destacou o papel de Alagoinhas como polo industrial, principalmente no setor de bebidas.

- Para garantir ao povo de Alagoinhas, ao prefeito e à secretária de infraestrutura, todos os envolvidos nesta batalha de três anos, esta operação de crédito que permitirá um grande investimento para o desenvolvimento urbano e mobilidade da cidade – comemorou.

O crédito externo será desembolsado em 36 meses, a partir da assinatura do contrato, e os recursos serão amortizados em 24 prestações semestrais, consecutivas. A primeira parcela vencerá 42 meses após a data de assinatura do contrato.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: