Comissão de Inteligência pode debater espionagem e convênio do MST com a Venezuela

Da Redação | 10/11/2014, 10h48

A Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência se reúne nesta quarta-feira (12) para apreciação de requerimentos.

Um dos requerimentos, de autoria do presidente da comissão, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), propõe audiência pública para “aprofundar os conhecimentos e reflexões sobre o papel das atividades de inteligência e contra-inteligência” a partir do trabalho da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Espionagem.

A CPI foi instalada em setembro de 2013, a partir das denúncias de espionagem americana no Brasil, divulgada pelo ex-funcionário da agência de segurança americana (NSA na sigla em inglês), Edward Snowden, e constatou a vulnerabilidade do país diante da espionagem estrangeira.

Entre os convidados para o debate, o senador sugere acadêmicos, representantes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e especialistas de empresas privadas de tecnologia. Ao contrário das reuniões ordinárias da comissão, se aprovada, a audiência será aberta ao público.

Venezuela

A comissão também vai apreciar dois requerimentos de autoria do deputado Domingos Sávio, que pedem esclarecimentos sobre um suposto convênio firmado entre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e o governo da Venezuela. O deputado quer explicações do diretor-geral da Abin, Wilson Roberto Trezza, e o ministro de Segurança Institucional da Presidência da República, José Elite.

A notícia sobre o convênio foi divulgada pela imprensa no início do mês. O acordo teria sido assinado em outubro entre MST e o ministro do Poder Popular para Comunas e Movimentos Sociais da Venezuela, Elias Jauá para “fortalecer o que é fundamental em uma revolução socialista”.

A reunião, marcada para 14h30 na sala 7 da Ala Alexandre Costa, será secreta.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)