Valdir Raupp: 'Brasil vai bem, mas muito ainda precisa ser feito'

Da Redação | 31/10/2014, 12h46

Lembrando que o Brasil é o maior produtor mundial de soja, o segundo maior de minério de ferro e o terceiro maior de bauxita e manganês, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) fez, na manhã desta sexta-feira (31), no Plenário do Senado, uma análise da conjuntura do país. Apesar de reconhecer que o Brasil já avançou muito, porém, ele ressaltou que muito ainda precisa ser feito.

- Não quero que pensem que esse otimismo é exagerado. Sabemos que muito há para ser feito. O Brasil quer crescer, tem vocação para crescer, mas o caminho do crescimento nem sempre é fácil. Embora haja vontade política clara para mudar a situação, e os primeiros resultados comecem a aparecer, é preciso priorizar, e o governo federal e o do estado de Rondônia tem feito isso.

De acordo com o senador, o momento é de comemorar as conquistas já alcançadas, embora importantes gargalos na infraestrutura continuem sendo obstáculo para que a economia avance. De acordo com o parlamentar, as más condições das estradas e as intermináveis filas de caminhões nos portos de Santos e Paranaguá, por exemplo, ressaltam, a cada safra, a dificuldade de escoamento da produção brasileira.

Valdir Raupp também disse que é preciso continuar trabalhando, porque os números, que já são expressivos hoje, tendem a crescer exponencialmente. Como exemplo, ele disse:

- Somente nos próximos três anos, a movimentação de grãos pelo corredor hidroviário do Tapajós deverá subir de 5 para até 20 milhões de toneladas de grãos. No conjunto, as hidrovias do corredor norte deverão dar vazão a até 52 milhões de toneladas em 2025. O ministro de portos, Antônio Henrique Pinheiro Silveira, já disse que "o corredor norte é a maior obra de expansão do País".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)