Senado homenageia Lupicínio Rodrigues

Da Redação | 31/10/2014, 15h33

O Senado vai homenagear na segunda-feira (3), a partir das 11h, em sessão especial, o centenário do cantor e compositor gaúcho Lupicínio Rodrigues, autor de canções como Felicidade, Nervos de Aço e Se Acaso Você Chegasse.

Lupicínio Rodrigues nasceu em Porto Alegre, no dia 16 de setembro de 1914. Começou a compor ainda na adolescência e, muito cedo, deixou aflorar seu lado boêmio. Lupi, como era conhecido desde criança, é tido como o criador da dor de cotovelo, expressão, que graças a ele, passou a designar um estilo de canção que trata das desilusões amorosas, temática central de suas composições.

As músicas, autobiográficas ou inspiradas em histórias de amigos, conquistaram fãs em todo o Brasil, em especial em sua terra natal, que Lupicínio nunca abandonou.

Os requerimentos para a realização da sessão foram assinados por vários senadores, entre eles, Ana Amélia (PP-RS), Paulo Paim (PT-RS), e Pedro Simon (PMDB-RS), conterrâneos do compositor.

Lupicínio Rodrigues morreu em Porto Alegre, em 27 de agosto de 1974, aos 59 anos, com problemas no coração.

- Ele foi um dos compositores mais festejados, e continua sendo, porque a morte não significa o esquecimento. As músicas são eternas e continuam sendo cantadas e interpretadas, especialmente pelos torcedores do Grêmio, porque ele foi o autor do Hino do clube – lembrou a senadora ao convidar os colegas a participarem de sessão.

Em setembro, a Rádio Senado homenageou o compositor gaúcho no programa Eu quero um samba. O programa está disponível na página da Rádio Senado (acesse aqui).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)