Fleury pede ajuda federal a pequenos produtores rurais do Centro-Oeste

Da Redação | 31/10/2014, 11h57

O senador Fleury (DEM-GO) defendeu, nesta sexta-feira (31) os pequenos produtores rurais do Centro-Oeste. Ele pediu um esforço do governo para dar a eles moradias mais dignas e  prorrogar o pagamento das dívidas desses produtores.

Segundo Fleury, no Brasil central, os pequenos produtores têm más condições de vida em suas propriedades. Ele disse que é graças à aposentadoria rural que os pequenos produtores do Centro-Oeste ainda não deixaram o campo.

- Se não fosse a aposentadoria, nós teríamos um maior êxodo rural. Porque eles recebem e produzem ali para a sobrevivência, não para a renda. Para comprar, eles precisam da aposentadoria – disse Fleury.

O senador pediu que o governo fizesse uma ação para melhorar as moradias no campo.

- Eu visito as propriedades e vejo ainda, na região do sudeste de Goiás, propriedades de 100, 120 hectares, que podem produzir muito, mas a casa é de pau-a-pique ainda – relatou.

Os senadores Paulo Paim (PT-RS) e Gleisi Hoffmann (PT-PR), em aparte, afirmaram que o governo federal já tem uma pequena experiência em construção de moradias rurais no Programa Minha Casa, Minha Vida.

- Ainda não é no número que nós gostaríamos que fosse, porque é uma experiência. Mas no lançamento do Minha Casa, Minha Vida 3, em que a presidenta anunciou três milhões de moradias, já há um número mais expressivo na habitação rural – disse a senadora.

Dívidas

Fleury pediu ainda que o governo também prorrogue a dívida desses produtores, já que o Congresso vai tratar da questão da dívida dos estados. O senador lembrou que, no governo FHC, foi feita uma renegociação da dívida dos produtores que deviam até R$ 200 mil, o que resultou em uma baixa inadimplência. Mas os que deviam mais que esse valor estão até hoje endividados.

- Eu acho que esse esforço que o governo está fazendo para prorrogar as dívidas dos municípios, deveria ser feito para prorrogar as dívidas dos produtores. Esses produtores não têm acesso ao banco e têm que viver à base da troca – afirmou.

Monopólio da Friboi

O senador reclamou ainda do monopólio da Friboi no mercado de carne bovina. Segundo ele, os empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deveriam ser fiscalizados.

- A Friboi comprou várias plantas frigoríficas neste país, fechou a metade e fez um zoneamento neste Brasil, onde ela tem um controle hoje de mais de 80% do mercado de compra de boi – afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: