Começa etapa nacional da 2ª Simulação ONU

Da Redação | 31/10/2014, 19h10

Começou nesta sexta-feira (31), no auditório do Interlegis, a Simulação Nacional da ONU SEB. A iniciativa, desenvolvida pelo grupo educacional SEB em parceria com a Internationali Negotia, consiste na simulação de debates realizados em fóruns internacionais, como o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), a Organização Mundial da Saúde, o Comitê de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento, entre outros. O Interlegis foi criado pelo Senado para integrar o Poder Legislativo brasileiro nos níveis municipal, estadual e federal.

No evento, que vai até domingo (2), estudantes do 9º ano do ensino fundamental e da 1ª e 2ª séries do ensino médio tornam-se delegados dos países que representam, cujos pontos de vista eles devem defender em relação a questões de atualidades propostas para o debate. Ao final da discussão, as ideias apresentadas devem ser organizadas na forma de uma resolução, ou seja, um documento formal que segue o mesmo padrão utilizado pela ONU.

Durante a abertura do evento no Interlegis, o secretário-geral da Internationali, Emiliano Alves Amorim, disse que o sistema de sala de aula com quadro e giz que ainda usamos é idêntico ao dos nossos bisavôs. Para ele, que também é responsável pela organização do evento, o projeto é uma maneira de renovar, dinamizar e elevar a qualidade da educação no país.

- Aqui eles estão fazendo um exercício chamado active learning, que é um processo de aprendizado ativo. Então, o aluno é o professor, ele faz. Conseguem aprender conteúdos que não se restringem à política externa porque a ONU trabalha em diversos setores - explicou.

Diretor Institucional do Grupo SEB, o professor Carlos Alberto Regalo disse que a proposta pedagógica é inovadora e faz com que os alunos iniciem a prática de negociação política. Ele lembrou que todos os grandes problemas da humanidade passam por acordos e negociações políticas. O professor  recordou os cem anos da 1ª Guerra Mundial que foi ocasionada, principalmente, pela falta de diálogo.

Vinícius Francisco Marquesi, professor das unidades SEB Vila Velha e Vitória, acrescentou que, mais do que um projeto inovador, a simulação da ONU faz com que o aluno assuma a condição de protagonista de sua trajetória profissional e supere suas dificuldades.

Também participaram do evento a diretora da unidade Cecan Brasília, Ângela Boni; o diretor da unidade SEB Dínatos Brasília, Cláudio Cotês Romêro; e o diretor de operações do grupo SEB, Alessandro Luz.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
ONU