CDR discute políticas públicas de estruturação dos destinos turísticos

Da Redação | 31/10/2014, 18h54

A estruturação dos destinos turísticos brasileiros será tema de debate na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR). A audiência pública, marcada para a próxima quarta-feira (5), às 9h, faz parte da nova forma de avaliação de políticas públicas prevista em resolução do Senado.

A comissão elegeu a estruturação dos destinos turísticos como política pública para a avaliação por considerá-la essencial para o setor. O tema envolve o desenvolvimento das regiões turísticas, a elaboração de planos regionais de desenvolvimento do setor, a melhoria da infraestrutura e a mensuração da competitividade dos destinos, entre outras ações.

Para a audiência foram convidados o secretário nacional de Programas e o diretor de Programas do Ministério do Turismo, Neusvaldo Ferreira Lima e Jun Alex Yamamoto; além de representantes da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear); da Federação de Convention & Visitors Bureaux; da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC); da Confederação Nacional do Turismo (CNTur); e da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav).

Resolução

O aprimoramento da avaliação de polícias públicas no Senado é resultado da Resolução 44/2013. Oriunda de projeto do presidente da Casa, Renan Calheiros, a medida integra um conjunto de mudanças regimentais promovidas para aperfeiçoar o debate político e fortalecer o papel fiscalizador da instituição.

De acordo com a Resolução 44/2013, cada comissão permanente do Senado elegerá, até o último dia útil do mês de março, uma política pública por ano para avaliação. O exame se estenderá aos impactos das propostas e às atividades de suporte para a sua execução, sendo prevista a solicitação de informações e documentos a órgãos do Poder Executivo, Tribunal de Contas da União (TCU) e entidades da sociedade civil.

Ao final da sessão legislativa, a comissão apresentará relatório com as conclusões da avaliação realizada. A Consultoria Legislativa e a Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle elaborarão estudos e relatórios técnicos que subsidiarão os trabalhos de avaliação.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe: http://bit.ly/destinos-turisticos-brasileiros
Portal Alô Senado: www.senado.gov.br/senado/alosenado
Facebook: alosenadofederal
Twitter: @AloSenado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)