Ana Amélia destaca campanhas de prevenção ao câncer

Da Redação | 31/10/2014, 12h28

A importância de campanhas de conscientização quanto ao combate ao câncer, como Outubro Rosa e Novembro Azul, foram destacados pela senadora Ana Amélia (PP-RS) nesta sexta-feira (31), em discurso no Plenário.

Em outubro, o Palácio do Congresso Nacional e outros prédios públicos do país ganharam iluminação rosa para alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Na segunda-feira, uma sessão especial vai marcar o início da campanha Novembro Azul, de conscientização sobre o câncer de próstata, que iluminará o prédio do Congresso em azul.

— Graças ao engajamento da sociedade brasileira, como palestras e exames gratuitos preventivos, e da relevante mediação do Senado, as mobilizações deste ano permitiram, por exemplo, importantes avanços, sobre a regulamentação da Lei 12.732/2012 — disse a senadora, ao destacar a norma que acelera o atendimento, em até 60 dias, para o paciente diagnosticado com câncer.

A senadora também destacou outras iniciativas do Senado no sentido de tornar mais efetivo o combate a todos os tipos de câncer. Uma delas é a promoção de uma audiência pública em dezembro na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) para discutir políticas públicas de prevenção ao câncer de intestino. Nesta quinta-feira (30), os senadores aprovaram projeto que reforça o Programa Nacional de Controle do Câncer de Próstata.

- O Outubro Rosa termina para dar lugar às ações de Novembro Azul. Independentemente do término das campanhas, o importante é que essa luta contra o câncer persista mês após mês. Prevenir é sempre melhor que remediar – resumiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: