CRE deve ouvir Graça Foster sobre contrato entre Petrobras e governo boliviano

Soraya Mendanha | 30/10/2014, 18h53

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou, nesta quinta-feira (30), requerimento do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) solicitando uma audiência pública conjunta com a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) para ouvir a presidente da Petrobras, Graça Foster, sobre contrato firmado entre a estatal e o governo da Bolívia.

Conforme noticiado no jornal Folha de S. Paulo, o acordo, firmado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante visita de Evo Morales ao Brasil em 2007, previa que a estatal brasileira pagasse US$ 434 milhões a mais do que estava previsto no contrato de fornecimento de gás boliviano ao Brasil assinado em 1996.

O "extra", calculado de maneira retroativa compreendendo o período entre 2008 e 2013, foi pago em setembro pela estatal e seria para atender a um antigo pedido do presidente Evo Morales, que desejava receber por componentes nobres que vêm misturados ao gás.

O governo boliviano argumenta que o chamado “gás rico” apresenta uma composição química diferenciada, capaz de gerar mais energia. Todavia, técnicos dizem que esse tipo de gás não tem uso diferenciado no Brasil.

"O impasse ora findo obriga a Petrobras a pagar cerca de duas vezes mais pela mesma quantidade de gás comprado, 30 milhões de metros cúbicos diários. Tendo em vista a importância da Petrobras para o país e a gravidade do que foi noticiado é que requeiro a realização da audiência pública", diz Ferraço no requerimento.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: