Anibal Diniz propõe audiência sobre a política aeroespacial e a universalização da banda larga

Da Redação e Da Rádio Senado | 30/10/2014, 18h52

O senador Anibal Diniz (PT-AC) sugeriu uma audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia, no dia 18 de novembro, para discutir a política aeroespacial do país, especialmente no que toca à tecnologia necessária para universalizar o acesso à internet de banda larga no Brasil.

Ele lembrou que em 2016 será lançado o satélite geoestacionário brasileiro, alertando para o fato  de que o equipamento que entrará em órbita não poderá atender a toda a demanda por internet de banda larga que existe no país, especialmente na Região Norte, onde a rede nacional de fibra ótica não chega a todos os municípios.

Aníbal Diniz ainda defendeu a participação do Instituto Tecnológico da Aeronáutica nesse debate, pois, por ser uma instituição de ponta na área da engenharia aeroespacial, tem toda a condição de desenvolver satélites de baixa órbita para melhorar a comunicação civil e militar, vigilância de fronteiras, resposta a desastres naturais, proteção ao meio ambiente, ordenação urbana e fiscalização de obras.

O senador disse que o ITA tem propostas e projetos para aperfeiçoar o programa espacial brasileiro, o que é fundamental para o país, que ainda depende de satélites estrangeiros para todas as situações.

- Além do satélite geoestacionário, serão necessários os esforços de outros satélites de menor alcance para complementar a sua ação e aí entra a importância do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, com suas experiências bem sucedidas, e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, que é o organismo do Brasil com a maior expertise na área de pesquisa espacial - afirmou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senador Anibal Diniz