Suplicy destaca encontro do Papa Francisco com movimentos populares

Da Redação | 29/10/2014, 20h04

Ao discursar no Plenário, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) destacou as posições do Papa Francisco no 1º Encontro Mundial dos Movimentos Populares, realizado no Vaticano. O evento começou na segunda-feira (27) e terminou nesta quarta-feira (29). O Papa, disse o senador, sublinhou que o mundo precisa do compromisso de revitalizar as democracias, erradicar a fome e acabar com a guerra.

- Foi um veemente pronunciamento, ao mesmo tempo de esperança e de denúncia – disse o senador.

Suplicy destacou o compromisso do papa com a solidariedade, quando o chefe da Igreja Católica discursou condenando o consumismo e defendendo a doutrina social da igreja, que prega a justiça social. Segurança, direitos dos trabalhadores rurais e emprego para a juventude também estavam entre os pontos defendidos pelo Papa. O Papa ainda lamentou a fome, a guerra e o sistema econômico vigente, que exclui os menos favorecidos.

O Papa, disse ainda o senador, afirmou que “o mundo se esqueceu de Deus e tornou-se órfão”. Ele ainda pediu o fim do preconceito, a valorização do meio ambiente e uma maior participação política da sociedade. O encontro, que reuniu representantes de movimentos populares de várias partes do mundo, teve como tema “Terra, teto e trabalho”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: