Portais públicos poderão ficar mais acessíveis a pessoas com deficiência

simone-franco e gorette-brandao | 29/10/2014, 14h38

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou, nesta quarta-feira (29), Projeto de Lei da Câmara (PLC 106/2012) que assegura acessibilidade aos portais públicos e aos sites de interesse público. A proposta recebeu parecer favorável do relator, senador Pedro Simon (PMDB-RS), e segue para votação na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).

Originado de sugestão da Associação Brasileira de Acessibilidade (Abra), o projeto inclui esses meios entre os sistemas de comunicação para os quais o poder público se obriga a promover soluções técnicas. O objetivo é torná-los acessíveis a pessoas com deficiência sensorial e com dificuldade de comunicação.

Simon observou, no parecer, que a proposta não poderia ser mais oportuna, já que o Congresso acaba de aprovar o Marco Civil da Internet. “Logo, o projeto é bem vindo por universalizar o acesso à rede de computadores”, concluiu.

O PLC 106/2012 altera a Lei de Acessibilidade (Lei 10.098/2000) e, depois de passar pela CCT, será examinado pela Comissão de Direitos Humanos (CDH) para então ser encaminhado ao Plenário do Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: