Robinson Faria vira e será o governador do Rio Grande do Norte

Guilherme Oliveira | 26/10/2014, 19h46

O atual vice-governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), está eleito para o governo do estado. Com cerca de 54% dos votos válidos, ele derrotou no segundo turno o deputado federal e atual presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB).

No primeiro turno, Faria ficou cinco pontos percentuais atrás de Alves nas urnas. As primeiras pesquisas do segundo turno, porém, já passaram a indicar a virada do vice-governador, que se consolidou neste domingo.

Faria rompeu com a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) ainda no primeiro ano do mandato de ambos, em 2011. O pessedista lançou sua candidatura contra o partido de Rosalba, que preferiu apoiar o PMDB de Henrique Eduardo Alves.

Com sua derrota no pleito para o governo, Alves ficará sem um cargo eletivo pela primeira vez em mais de 40 anos. O presidente da Câmara é deputado federal desde 1971, e exerceu onze mandatos consecutivos no Congresso Nacional.

Perfil

Robinson Faria tem 55 anos,  é casado e tem seis filhos – um deles é o deputado federal Fábio Faria (PSD). É formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Depois de trabalhar na iniciativa privada, Iniciou a carreira política em 1986, quando foi eleito o deputado estadual mais jovem do Rio Grande do Norte. Ao todo foram 6 mandatos em 26 anos, e nos últimos dois mandatos exerceu a Presidência da Assembleia Legislativa.

Em 2010, foi eleito vice-governador na chapa de Rosalba Ciarlini. No ano seguinte, passou a acumular o cargo com o de secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos.

Confira todos os números da eleição no site do TSE

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Eleições Eleições 2014