Currículo leva funcionários do Senado para a cúpula do governo

Ricardo Westin | 24/10/2014, 21h00

No Senado, o novo perfil do funcionalismo salta aos olhos. Dado o elevado nível de especialização do quadro funcional, a instituição frequentemente empresta profissionais ao governo para que ocupem postos de alto escalão.

Um dos exemplos mais ilustrativos é o consultor legislativo Jarbas Barbosa, aprovado no concurso de 2002. Ele está na cúpula do Ministério da Saúde. É, desde 2011, o secretário nacional de Vigilância em Saúde.

Duas semanas atrás, ele concedeu uma concorrida entrevista coletiva em Brasília. A dezenas de jornalistas, enumerou as medidas que o governo está tomando para impedir que o ebola, doença mortal que tem apavorado o mundo, chegue ao Brasil. Barbosa também é o responsável pelas ações de combate à Aids, à dengue, ao tabagismo e à obesidade, por exemplo.

A decisão do governo de convidá-lo foi puramente técnica. Médico sanitarista com doutorado, Barbosa já havia ocupado cargos de direção no ministério, sido secretário municipal e estadual de Saúde e até dirigido um dos departamentos da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), em Washington. Ele não tem filiação partidária.

— Quando vivi nos Estados Unidos, tive de ir várias vezes ao Congresso americano para falar sobre a preparação das Américas para a pandemia de influenza [gripe suína] e conheci os consultores legislativos americanos. Posso dizer que os consultores do Senado são tão qualificados quanto. Basta ver que os estudos produzidos por eles frequentemente provocam debates no governo, na imprensa, na sociedade. Isso, para mim, é motivo de muito orgulho.

Também há funcionários do Senado atuando na cúpula da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

O mais novo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, que tomou posse em agosto, fez carreira como consultor legislativo do Senado.

Barbosa dá entrevista: consultor do Senado está no Ministério da Saúde (foto: Divulgação)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)