CPI Mista da Petrobras decide nesta segunda se mantém depoimento de Youssef

Larissa Bortoni | 24/10/2014, 18h06

O presidente da CPI Mista da Petrobras, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), vai decidir nesta segunda-feira (27) se o depoimento do doleiro Alberto Youssef acontecerá na quarta-feira (29), como previsto. Vital do Rêgo pretende ouvir todos os líderes partidários antes de tomar uma posição, uma vez que a banca de advogados que defende o doleiro já alertou a comissão parlamentar de inquérito para o fato de que Youssef vai permanecer calado.

Em entrevista à Rádio Senado, Vital do Rêgo disse que a CPI Mista esperava pela contribuição do doleiro. No entanto, após a manifestação dos advogados de que Youssef fará uso do direito de não se incriminar e que, por causa do acordo de delação premiada, ele é obrigado a manter o silêncio, Vital afirmou que pode ser mais prudente ouvi-lo depois de o processo de delação premiada encerrar-se. Enquanto isso, a CPI Mista trabalha com a documentação já recebida.

— Temos material suficiente e milhares de documentos com sigilos fiscal, bancário e telefônico já disponibilizados para o cruzamento de dados. Temos também depoimentos já feitos e encaminhamentos compartilhados com a Justiça Federal na área da ação penal.

Cosenza

Enquanto decide pela manutenção ou não do depoimento de Alberto Youssef, a CPI Mista da Petrobras toma as providências para reconvocar o atual diretor de Abastecimento da estatal, José Carlos Cosenza para depor na próxima quarta-feira (29). Ele deveria ter sido ouvido no último dia 22, mas apresentou um atestado médico para pedir o cancelamento do compromisso.

José Carlos Cosenza assumiu a Diretoria de Abastecimento após o afastamento de Paulo Roberto Costa. De acordo com requerimento apresentado pelo deputado Rubens Bueno (PPS-PR), o atual diretor e Costa despachavam sobre os assuntos discutidos na cúpula da estatal, mesmo após a demissão do segundo. A Operação Lava Jato investiga um esquema de corrupção na Petrobras que envolveria empreiteiras e políticos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)