Servidores da Comissão de Direitos Humanos celebram o Outubro Rosa

mmcoelho | 23/10/2014, 15h58

Os servidores da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) decidiram trabalhar nesta quinta-feira (23) vestidos de rosa para celebrar a campanha Outubro Rosa de alerta para o câncer de mama. O objetivo é reforçar a campanha de conscientização das mulheres sobre a importância da prevenção da doença.

A secretária da comissão, Mariana Borges Frizzera, lembrou que a ideia surgiu para alertar as mulheres quanto à prevenção contra o câncer de mama e explicou o objetivo da comemoração.

— Nós, enquanto servidores da Comissão de Direitos Humanos, resolvemos escolher um dia, no mês de outubro, para podermos contribuir nessa conscientização das mulheres — afirmou.

Mariana ressaltou que a presidente da comissão, senadora Ana Rita (PT-ES), inspirou o evento por ser muito engajada na luta feminina, inclusive tendo presidido a Comissão Parlamentar de Inquérito da Violência contra a Mulher.

Câncer de mama

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, abarcando 22% dos casos novos a cada ano. Mas se for diagnosticado e tratado no momento certo, apresenta grandes chances de cura.

No Brasil, de acordo com o Inca, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. A estimativa para 2014 é de 57.120 novos casos no país.

Como prevenção, o Inca recomenda que se evite a obesidade, a ingestão de álcool e a exposição a radiações ionizantes em idade inferior aos 35 anos. O instituto alerta ainda para o fato de o autoexame não ser eficiente para a detecção precoce e não substituir o exame físico realizado por profissional de saúde.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)