Eduardo Suplicy registra queda do desemprego em setembro

Da Redação e Da Rádio Senado | 23/10/2014, 16h27

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) registrou a queda na taxa de desemprego no mês de setembro, quando passou para 4,9%, contra 5% em agosto. A taxa é a menor registrada no mês setembro desde 2002. No mesmo mês do ano passado, o desemprego estava em 5,4%.

Citando dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o senador disse que o número de pessoas desocupadas em setembro foi de 1,2 milhão, mantendo-se estável em relação a agosto. Também não houve mudança na população ocupada, que se manteve na casa dos 23,1 milhões de pessoas.

Eduardo Suplicy registrou ainda comentário de uma técnica do IBGE explicando que a queda do desemprego em setembro se deve ao fato de que menos pessoas estão procurando emprego.

— E essa redução da procura, de fato, acaba diminuindo a taxa de desemprego. A taxa cai porque menos pessoas buscam posição no mercado. Você não vê redução significativa de postos, mas não observa formação significativa de postos — explicou.

Suplicy também reforçou pedido ao governo em favor da criação de um grupo de trabalho para definir como deve ser implantado o Programa de Renda Básica de Cidadania. Criado por uma lei em 2004, o programa prevê o pagamento de uma quantia a todos que vivem no país e é uma forma de garantir a cada cidadão o direito de usufruir das riquezas do país, explicou o senador.

Eduardo Suplicy ainda leu, no Plenário, entrevista do presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, ao jornal Valor Econômico, sobre a atuação do banco nos quase oito anos de sua gestão.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: