Especialistas discutem acordo ortográfico em audiência na CE

Da Redação | 21/10/2014, 10h19

A Comissão de Educação (CE) realiza neste momento audiência pública para discutir o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em 1990 e que deverá estar implantado em janeiro de 2016. As novas regras devem valer para os oito países que têm o português como língua oficial: Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Brasil e Portugal.

O debate integra as atividades do grupo de trabalho criado em 2013 pela CE para propor a simplificação e o aperfeiçoamento do acordo ortográfico. Os especialistas devem apresentar até março de 2015 uma proposta aos senadores, que será então levada ao Executivo, para ser discutida com os outros países de língua portuguesa.

Participam do debate Ernani Pimentel, presidente do Centro de Estudos Linguísticos da Língua Portuguesa e membro do grupo de trabalho da CE; Evanildo Bechara, membro da Academia Brasileira de Letras; Antônio Martins de Araújo, presidente da Academia Brasileira de Filologia; e Thais Nicoleti, consultora de Língua Portuguesa da Folha de São Paulo e do UOL.

A audiência pública está sendo realizada na sala 15 da Ala Alexandre Costa, no Senado. Os interessados poderão participar ao vivo, com perguntas e comentários encaminhados à presidência da comissão pelo Portal e-Cidadania ou pelo Alô Senado (0800-612211).

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/CE_Acordo_Ortografico_da_Lingua_Portuguesa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Facebook: eCidadaniaSF
Twitter: @e_cidadania

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: