Kaká Andrade cobra ações contra desertificação no semiárido

Da Redação e Da Rádio Senado | 15/10/2014, 16h47

O senador Kaká Andrade (PDT-SE) cobrou ações concretas do governo federal para combater e prevenir a desertificação que atinge o semiárido nordestino e em parte de Minas Gerais. O fenômeno é resultado da degradação das terras por atividades como agricultura, mineração e extração de madeira, além das variações climáticas.

Kaká Andrade lembrou também que o Brasil passa por uma das maiores secas, com níveis críticos de reserva de água em São Paulo. Ele chamou a atenção para o fato de que a desertificação tem impactos econômicos, sociais e ambientais e preocupa a comunidade científica internacional, mas observou que pode ser revertida.

O alto sertão sergipano é uma das áreas afetadas pela desertificação, disse o senador.  Além do programa de combate do Ministério do Meio Ambiente, iniciativas estaduais também buscam enfrentar o problema para evitar a migração da população para as grandes cidades.

— O combate à desertificação pode e deve ser um processo coletivo, em que o governo e a sociedade se auxiliem mutuamente por meio da busca por objetivos comuns e do compartilhamento de conhecimentos, obrigações, vivências e responsabilidades — afirmou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senador Kaká Andrade