Rose de Freitas, do PMDB, é eleita senadora no Espírito Santo

Guilherme Oliveira | 05/10/2014, 19h05

A deputada federal Rose de Freitas (PMDB) é a nova senadora do Espírito Santo. Ao final da apuração no estado, ela atingiu 46,23% dos votos válidos e garantiu a dianteira na disputa. Ela superou o ex-prefeito de Vila Velha Neucimar Fraga (PV), que marcou 31% nas urnas, e o ex-prefeito de Vitória João Coser (PT), que ficou com 20%.

Rosilda de Freitas nasceu em 1949, em Caratinga, Minas Gerais. É jornalista, radialista, professora, produtora rural e agrimensora. Filiou-se ao MDB em 1976. Rose Freitas entrou na política em 1982, quando  foi eleita deputada estadual pelo antigo MDB. Em 1986, elegeu-se deputada federal constituinte. Atuou em seis mandatos na Câmara dos Deputados, entre os anos de 1987 e 2011. Foi a primeira mulher que compôs a Mesa Diretora do Congresso Nacional e da Câmara dos Deputados, sendo eleita vice-presidente nas duas casas, durante seu exercício como deputada federal pelo Espírito Santo, em 2011.

Rose de Freitas é autora de projetos como o que se tornou lei e aumentou a pena de oito para 12 anos de prisão a pena por crimes de estupro. É também uma das autoras da PEC 48/07, que reduz a idade penal para 16 anos, considerando os maiores de 16 anos passíveis de punições. Também é relatora de um projeto que extingue o fator previdenciário. Já se declarou favorável ao fim do fator.

As bandeiras da candidata no Senado, segundo ela, serão educação, direitos da mulher e saúde. Ela defende a destinação de 10% do PIB para a saúde. Também pretende debater a destinação dos recursos dos royalties de petróleo e do que é recolhido com o ICMS. Afirma ainda que vai lutar para que mais recursos sejam destinados ao seu estado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Eleições 2014