Ronaldo Caiado. do DEM, conquista cadeira no Senado por Goiás

Guilherme Oliveira | 05/10/2014, 19h12

O deputado federal Ronaldo Caiado (DEM) está eleito senador pelo estado de Goiás. Com 100% das urnas apuradas, Caiado alcança 47,57% dos votos válidos (1,2 milhão), suficiente para assegurar a cadeira de senador. Nas urnas, o democrata superou o secretário de estado da Casa Civil Vilmar Rocha (PSD), que marcou 37,52% (1 milhão), e a ex-vereadora de Goiânia Marina Sant’anna (PT), que teve 11,7% (298 mil).

Veja o resultado no site do TSE

Nascido em Anápolis, Goiás, Ronaldo Ramos Caiado nasceu em 1949. É médico, professor e produtor rural. Participou da criação da UDR (União Democrática Ruralista) e concorreu à Presidência da República em 1989. Seu primeiro cargo político foi em 1991, quando foi eleito deputado federal por Goiás. Também concorreu ao Governo do Estado de Goiás em 1994, e recebeu 23% dos votos. Voltou à Câmara Federal em 1999 e foi reeleito em 2003, 2007 e 2011. É sobrinho de Enival Caiado, que foi senador de 1971 a 1974.

Suas bandeiras na Câmara dos Deputados sempre foram a agricultura e a pecuária. Quando presidente da Comissão de Agricultura, discutiu a questão do endividamento do produtor rural brasileiro e fez a defesa do setor produtivo primário. Ajudou a criar a Frente Parlamentar de Apoio à Agropecuária e esteve à frente de mobilizações do setor rural desde a Constituinte, quando contribuiu com a garantia do direito de propriedade. Foi líder da bancada de deputados do Democratas e atuou como líder da oposição no Parlamento.

Caiado é a favor da redução da maioridade penal e se comprometeu a buscar a aprovação da proposta no Senado. Também é favorável à PEC 300, que cria um piso nacional para os policiais militares e bombeiros de todo o País. Defende ainda a inclusão de noções técnicas de ciência política no currículo do ensino médio. Caiado quer defender no Senado a redução dos impostos que incidem sobre os produtos alimentícios. Também quer aprovar projetos de lei que tratam da segurança jurídica para agricultores e pecuaristas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Eleições Eleições 2014