Paraíba elege José Maranhão para o Senado

Da Redação | 05/10/2014, 20h49

José Maranhão (PMDB) é eleito senador pela Paraíba com 37,21% dos votos válidos (647 mil). Ele venceu o petista Lucélio Cartaxo, que obteve 29,8% (521 mil). Duas vezes governador, uma vez vice-governador, um mandato no Senado, três na Câmara dos Deputados e quatro como deputado estadual — essa é a bagagem política que José Maranhão vai trazer para sua segunda passagem pelo Senado.

Veja os resultados no site do TSE

Maranhão nasceu em 1933, na cidade de Araruna, na Paraíba. É formado em direito pela Universidade Federal da Paraíba e atua como empresário. Seu primeiro mandato como senador foi entre 1º de fevereiro de 2003 e 17 de fevereiro de 2009, quando renunciou ao mandato para assumir o posto de governador de seu estado. Nesse período, apresentou 30 propostas legislativas e presidiu a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) de 2007 a 2008.

Na campanha eleitoral, dividiu as ações que pretende levar a cabo durante o mandato de senador em seis grandes eixos. Na área de educação, pretende brigar por recursos para a implantação de escolas em tempo integral em todo o estado da Paraíba. Quer também garantir aos proventos de aposentados e pensionistas os mesmos reajustes dados ao salário mínimo. Diz que o Brasil precisa melhorar a qualidade de vida dos aposentados.

Quanto à segurança, o futuro senador declarou que vai batalhar por um piso nacional de segurança pública para os policiais e vai apresentar projeto para a implantação de um seguro de vida — no valor equivalente a 100 vezes o salário — para os policiais vítimas de violência no exercício da profissão.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Eleições 2014