Omar Aziz vence as eleições ao Senado pelo Amazonas

Da Redação | 05/10/2014, 21h58

Omar Aziz, do PSD, foi o escolhido pelos amazonenses para ocupar a vaga no Senado de 2015 até 2022. Aziz conseguiu mais de 930 mil votos, o que equivale a 58,51% dos votos válidos. O concorrente Praciano (PT) alcançou menos de 550 mil votos, o equivalente a 34,42%. Omar Aziz ocupará a vaga do senador Alfredo Nascimento (PR), que foi eleito deputado federal.

Natural da cidade de Garça, no interior de São Paulo, Omar José Abdel Aziz​ nasceu em 1958 e é formado em engenharia civil pela Universidade Federal do Amazonas. É casado com Nejmi Jomaa Abdel Aziz, com quem tem três filhos. Iniciou a carreira política na década de 80, participando de movimentos estudantis. Seu primeiro cargo eletivo foi o de vereador de Manaus, em 1988, sendo reeleito em 1992. Dois anos depois, foi eleito o deputado estadual mais votado e, em 2002, foi eleito vice-governador na chapa de Eduardo Braga, sendo reeleito quatro anos depois. Em 2010, Omar foi o governador mais votado da história do Amazonas, com 63,9% do total de votos.

Educação e saúde são os temas prioritários de Omar Aziz para debater no Senado. Omar afirma que vai trabalhar para levar recursos ao estado e viabilizar a construção dos centros de educação em tempo integral no interior. Sobre o tema saúde, o candidato diz que é preciso avançar no setor de prevenção. Omar Aziz declara ainda ser a favor da redução da maioridade penal. Segundo ele, o menor de idade que tem consciência e responsabilidade em votar em um candidato pode ser responsabilizado por atos criminosos.

Veja os resultados no site do TSE

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Eleições Eleições 2014