Lasier Martins é o senador escolhido pelo eleitorado gaúcho

Da Redação | 05/10/2014, 20h35

Ao fim da apuração no Rio Grande do Sul,  Lasier Martins (PDT) foi eleito senador com 37,4% dos votos  válidos (2,1 milhões). Estreante na política, ele venceu a disputa apertada com o petista Olívio Dutra, que obteve 35,31% dos votos, correspondente a 2 milhões de votos. Em outubro de 2013, o jornalista Lasier Martins deixou o cargo de repórter da RBS, emissora de televisão gaúcha, para se dedicar à carreira política, filiando-se ao PDT. Em sua primeira disputa, ele foi eleito para o Senado contra o ex-deputado, ex-governador e ex-prefeito Olívio Dutra (PT).

Lasier Costa Martins nasceu no município gaúcho de General Câmara em 1942. É casado e pai de quatro filhos. Apesar de formado em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ainda na adolescência deu início à carreira de jornalista ao participar da equipe que cobria esportes na Rádio Difusora de Porto Alegre.

Na década de 80, entrou na RBS, onde permaneceu por 26 anos, até  seu desligamento para concorrer às eleições. Também trabalhou como advogado da Souza Cruz.

Lasier tornou-se conhecido em todo o Brasil em 2006, quando um vídeo em que aparece tornou-se viral. O então apresentador do Jornal do Almoço leva um choque elétrico ao vivo enquanto cobria a Festa da Uva de Caxias do Sul, em 1996.

Veja os resultados no site do TSE.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Eleições 2014