Gladson Cameli é eleito senador pelo Acre

Da Redação | 05/10/2014, 22h14

Com 58,37% dos votos válidos (218 mil votos), Gladson Cameli (PP) foi eleito senador pelo Acre,  derrotando a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB), que alcançou 36% dos votos.

Engenheiro civil,  Gladson de Lima Cameli nasceu em Cruzeiro do Sul, interior do Acre, em 1978. Formado no Instituto Luterano de Ensino Superior de Manaus, é casado e pai de Guilherme. Influenciado pelo tio e ex-governador do Acre, Orleir Cameli, Gladson se interessou pela política e se filiou ao PFL e ao PPS. Em 2005, ao entrar no PP, candidatou-se ao primeiro cargo eletivo, quando foi eleito Deputado Federal, aos 28 anos, sendo reeleito logo a seguir. Na primeira votação, obteve o apoio de 18.886 eleitores. Na segunda, obteve pouco mais de 30 mil votos.

Na Câmara Federal, destacou-se ao atuar na relatoria do projeto que viabiliza a criação das Zonas de Processamento de Exportação no Acre, além da autoria de projetos de leis como o que obriga a instalação de câmeras de segurança em todas as escolas públicas do país, com o objetivo de oferecer tranquilidade e segurança para alunos, pais e professores.

Entre as propostas que Gladson vai defender no Senado estão a construção da ponte sobre o Rio Madeira, definida pelo candidato como uma das suas prioridades para tirar o estado do isolamento. Gladson também vai propor a anistia das multas ambientais aos produtores acrianos e a renegociação da dívida de estados e municípios. O candidato também defende o fortalecimento da Polícia Federal para promover maior controle na divisa com outros países.

Ele afirma que é contra o aborto e a descriminalização das drogas e defende a redução da maioridade penal para 16 anos.

Veja os resultados no site do TSE

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Eleições 2014