Elmano Férrer, o "Veín Trabalhador", vai para o Senado pelo Piauí

Guilherme Oliveira | 05/10/2014, 19h31

O novo senador do estado do Piauí atende pelo apelido de “Veín Trabalhador”. Elmano Férrer, do PTB, ultrapassou a marca de 62% dos votos válidos. Ex-prefeito de Teresina, ele superou o governador Wilson Martins, que alcançou aproximadamente 37% nas urnas.

Elmano Férrer de Almeida é cearense de Lavras da Mangabeira. Nascido em 1º de agosto de 1942, passou a morar em Teresina (PI) aos 22 anos. É casado com Telezila Fortes Férrer de Almeida, com quem tem três filhos.

Além da formação técnica, o novo senador é engenheiro agrônomo, advogado graduado e pós-graduado nas áreas de planejamento e desenvolvimento econômico, gestão de instituições de pesquisa e ações governamentais integradas.

Servidor público de carreira, já foi secretário de Planejamento do Piauí; presidente do Conselho Diretor do Centro de Apoio a Pequenos Empreendimentos (Ceape); diretor da Unidade de Pesquisa da Embrapa; assessor do Conselho Deliberativo do Sebrae; técnico da Sudene e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turístico do Piauí. Foi eleito vice-prefeito de Teresina em 2008 e assumiu o cargo de prefeito da capital do Piauí em 31 de março de 2010.

Entre as propostas defendidas por Elmano, estão a descentralização dos hospitais de referência, a criação de polos de desenvolvimento regionais e a conclusão da rodovia Transcerrados, no extremo sul do Piauí. O combate à corrupção também é uma das suas bandeiras, com proposta de maior controle social.

Outro compromisso como senador eleito é transformar em ação nacional projeto de sua gestão como prefeito, o Ambulatório do Trabalhador, que disponibiliza consultas médicas em diversas especialidades no horário noturno para aqueles que cumprem jornada de trabalho durante o dia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Eleições Eleições 2014