Davi Alcolumbre é o senador eleito pelo Amapá

Da Redação | 05/10/2014, 21h17

O deputado federal David Alcolumbre (DEM) foi eleito no Amapá para ocupar uma vaga no Senado. Com pouco mais de 36% dos votos válidos (131 mil), ele superou por 7 mil votos o segundo colocado na disputa, o ex-senador Gilvam Borges (PMDB), que conquistou 124 mil votos (34% do eleitorado).

Veja os resultados no site do TSE

David Samuel Alcolumbre Tobelem é natural de Macapá (AP) e tem 37 anos. Comerciante, chegou a cursar ciências econômicas no Centro de Ensino Superior do Amapá, mas não concluiu o curso de graduação. Em 1999, filiou-se ao PDT, partido pelo qual foi eleito vereador em 2000.

Também pelo PDT, elegeu-se deputado federal pela primeira vez, em 2002. Foi reeleito em 2006, quando passou a fazer parte do DEM, na época, PFL. Nesse período, licenciou-se da Câmara para assumir o cargo de Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos de Macapá até o ano de 2010.

Davi Alcolumbre está no terceiro mandato de deputado Federal. Na Câmara, já foi membro titular das Comissões de Minas e Energia, de Viação e Transporte e de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia. Integrou as CPIs do Extermínio no Nordeste e da Subnutrição de Crianças Indígenas. Entre as propostas de Alcolumbre na Câmara dos Deputados, destaca-se o projeto que proíbe a venda de combustíveis e líquidos inflamáveis a crianças.

Como candidato ao Senado, Davi Alcolumbre defende a aprovação de propostas que priorizem o desenvolvimento econômico e social de seu estado. Entre elas, o incentivo para empresas investirem no Amapá. Na opinião do candidato, o Amapá está muito isolado economicamente e em termos de desenvolvimento. Ele lembra que o PIB do estado é o terceiro pior do país. Alcolumbre também cita como prioridade a conclusão da BR-156.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Eleições 2014