Câncer de mama: iluminação rosa sobre o Congresso marca mês de conscientização

Da Redação | 01/10/2014, 20h52

Palácio do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Palácio do Buriti (sede do governo do Distrito Federal) estão entre os prédios e monumentos públicos do DF que, a partir desta quarta-feira (1º) e durante todo o mês de outubro, recebem iluminação cor-de-rosa para marcar o mês de conscientização sobre o câncer de mama.

O movimento mundial conhecido como Outubro Rosa fomenta as ações voltadas à conscientização e prevenção do desse tipo de câncer. As comemorações visam despertar o interesse da população para a importância da prevenção e diagnóstico precoce desse tipo de câncer.

Na abertura do evento, além da iluminação especial e da apresentação da flautista Mônica Sobral, também foi lançada uma exposição de fotografias de mulheres que venceram a doença. Intitulada Recomeço, a exposição é organizada pela Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília (Recomeçar) e retrata a história de vinte pacientes que tiveram a mama reconstruída após mutilação no tratamento contra o câncer.

- São mulheres que resgataram a feminilidade, a autoestima, e estão aqui para mostrar para a sociedade que o câncer de mama é tratável. O importante é continuar, com fé na cura - afirmou Joana Jeker, presidente da associação.

O ministro do esporte, Aldo Rebelo e a ministra da Secretaria de Política para as Mulheres, Eleonora Menicucci destacaram a importância do movimento e o empenho do governo federal no combate ao câncer de mama.

- Creio que o combate ao câncer de mama exige não apenas o posicionamento do estado, governo e instituições ligadas a área da saúde, mas também o esclarecimento e a consciência das mulheres são fundamentais nessa luta – destacou Aldo.

Eleonora ressaltou que conhecer o próprio corpo é a maneira mais eficaz para combater o câncer de mama e cobrou uma melhoria do atendimento público de saúde para as vítimas dessa doença.

- Queremos que as políticas públicas sejam moduladas, desenhadas e implementadas visando a dignidade e o reconhecimento das usuárias desses serviços. O câncer de mama é o câncer que mais mata mulheres – alertou.

O Outubro Rosa acontece todos os anos e tem o apoio da Procuradoria Especial da Mulher do Senado. O Jornal do Senado também participa da iniciativa trazendo o símbolo da campanha (um laço rosa), no alto da primeira página, em todas as edições até o final do mês.

A representante da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman, ressalta que, após a campanha, há um movimento maior de mulheres que procuram unidades públicas de saúde para realizarem o exame de prevenção.

- Apesar de já existir há muito tempo, cada ano o movimento tem maior impacto direto na vida das mulheres – disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)