Os 92 municípios em que o eleitor poderá votar em trânsito

Da Redação | 23/09/2014, 13h08

Neste ano os brasileiros poderão, pela primeira vez, votar fora do seu domicílio eleitoral em todos os municípios com mais de 200 mil eleitores. Em 2010, o direito ao voto em trânsito foi admitido apenas nas 27 capitais do país. Agora, poderá ser exercido em 92 cidades (veja a lista no infográfico abaixo).

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram habilitados para votar em trânsito nas eleições de outubro 84.418 eleitores, para o primeiro turno, e 79.513, para um eventual segundo turno. Eles poderão votar apenas para presidente e vice-presidente da República.

Para votar em trânsito, o eleitor deve estar com a situação regular no cadastro eleitoral e apresentar um documento oficial com foto. O TSE esclarece que, uma vez cadastrado nessa modalidade de votação, o eleitor fica apto para votar no local onde informou que estará no dia do pleito, mas impedido de votar na sua seção de origem.

Democratização

O voto em trânsito foi aprovado pelo Congresso Nacional em 2009 e aplicado pela primeira vez em 2010. Naquelas eleições, 80.419 eleitores registraram o pedido para votar em trânsito no primeiro turno e 76.458 no segundo turno.

Para o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), autor de um dos projetos que tratam do tema (PLS 195/2002), a iniciativa busca assegurar o pleno exercício da cidadania.

— Moderniza e democratiza nossas eleições de maneira mais ampla ainda porque, se por uma razão qualquer um eleitor de Roraima estiver no Rio Grande do Sul ele poderá votar para presidente, com seu direito à cidadania ficando mais plenamente atendido — disse.

A participação dos eleitores pode ser ampliada em outras eleições. O Senado aprovou, em agosto de 2013, um projeto do senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) que estende o voto em trânsito para todos os outros cargos eletivos nos estados – governadores, senadores, deputados federais e estaduais – e, nos municípios, para prefeitos e vereadores. A proposta (PLS 130/2013) está agora em análise na Câmara dos Deputados.

Confira abaixo a relação dos 92 municípios que terão urnas especiais para a recepção de votos em trânsito.

 


Arte: Flávia Gonçalves

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Eleições Eleições 2014