Proposta inclui 22 municípios mineiros em região de desenvolvimento

Da Redação | 16/09/2014, 19h20

Vinte e dois municípios mineiros podem ser incluídos na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride). Esse é o objetivo do Projeto de Lei do Senado (PLS) 269/2014 Complementar, apresentado na semana passada pelo senador Antônio Aureliano (PSDB-MG). A matéria foi encaminhada à Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), onde aguarda designação de relator.

A proposta altera a Lei Complementar 94/1998, que autorizou ao Poder Executivo criar a Ride e instituir o Programa Especial de Desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal. A Ride tem o objetivo de promover a integração dos estados de Minas Gerais, Goiás e do Distrito Federal, e de desenvolver, de maneira ordenada e integrada, as áreas de infraestrutura e geração de emprego dessas regiões.

Atualmente, a região abrange o Distrito Federal e mais 22 municípios, sendo 19 do estado de Goiás e três de Minas Gerais (Buritis, Cabeceira Grande e Unaí). Com o projeto aprovado, a região integrada passaria a contar também com os municípios de Arinos, Bonfinópolis de Minas, Brasilândia de Minas, Dom Bosco, Formoso, Guarda-Mor, João Pinheiro, Lagamar, Lagoa Grande, Natalândia, Paracatu, Pintópolis, Presidente Olegário, Riachinho, Santa Fé de Minas, São Gonçalo do Abaeté, São Romão, Uruana de Minas, Urucuia, Varjão de Minas, Vazante e Chapada Gaúcha, todos localizados em Minas Gerais.

Para o senador Antonio Aureliano, a ampliação da abrangência da Ride “propiciará a integração do planejamento e execução de infraestrutura e geração de empregos” nessa região, que é lembrada pela imprensa por conta das “condições precárias e as consequências que atingem os cidadãos desses municípios e sobrecarregam Brasília com o êxodo em busca de melhores condições de vida”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: