Brasil ajudará Guiné-Bissau a modernizar Parlamento

Da Redação | 16/09/2014, 16h54

O secretário-geral da Assembleia Nacional Popular (ANP) da Guiné-Bissau, José Carlos Rodrigues da Fonseca, pediu que o Programa Interlegis do Senado, ajude a modernizar o funcionamento da instituição, sobretudo quanto ao uso da tecnologia e da documentação legislativa. Ele foi recebido na manhã da quinta-feira (11) pelo diretor-adjunto do ILB/Interlegis, Daniel Habib, quando teve a oportunidade de ver uma apresentação sobre a nova versão do portal-modelo para internet, desenvolvida pelos técnicos do programa.

Fonseca aproveitou a reunião dos secretários-gerais dos parlamentos de países de língua portuguesa, realizada na semana passada na Câmara dos Deputados, para discutir o estreitamento da cooperação entre os dois parlamentos — o site da assembleia, na verdade, está hospedado no centro de dados do Interlegis há muitos anos, mas não passou por atualização.

— Precisamos pensar na instituição, o que não vem acontecendo ao longo dos anos  — disse ele, atribuindo a situação à instabilidade política do seu país, um dos mais pobres do mundo, assolado por diversos golpes de Estado.

Migração

O coordenador de Formação e Atendimento à Comunidade do Legislativo, Francisco Biondo, também presente à reunião, informou que a área de tecnologia do Interlegis já está programando a migração do portal da assembleia para a nova versão. Enquanto isso ocorre, o presidente da ANP deverá enviar um ofício para pedir a renovação da ­cooperação, segundo Daniel Habib. Fonseca garantiu que enviará a resposta assim que receber o processo de Brasília. A única coisa que nem o Senado nem a Câmara puderam responder positivamente foi ao pedido de doação de ­computadores.

— Temos guineenses espalhados pela África e também pela Europa e eles, às vezes, não têm como saber notícias de seu país — disse Fonseca.

O técnico do setor de TI do Interlegis Márcio Mazza demonstrou como o novo portal-modelo é fácil de instalar e manusear, mesmo que não haja pessoas com conhecimentos profundos de informática. Na apresentação, ele mostrou que o portal é flexível para atender qualquer Casa legislativa, podendo se adaptar às suas necessidades e prioridades.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: