Projeto estende assistência estudantil à educação superior

Da Redação | 12/09/2014, 10h45

Está pronto para ser votado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), projeto de lei do Senado que dispõe sobre a assistência estudantil na educação superior. A proposta, de autoria da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), foi elaborada a partir de sugestão de Samara Barbosa, participante do projeto Jovem Senador.

O PLS 440/2012 altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), para assegurar aos estudantes de baixa renda auxílio-moradia, auxílio-acadêmico, auxílio-transporte e auxílio-alimentação, entre outros benefícios de assistência estudantil, na educação superior.

O senador Inácio Arruda (PCdoB–CE), relator da proposta na CE, lembra que a LDB dispõe sobre a assistência estudantil apenas na educação básica, silenciando no que diz respeito aos níveis posteriores. O senador observa que os custos de manutenção no ensino superior são bastante consideráveis e os jovens de baixa renda, mesmo quando cursam universidades públicas e gratuitas, encontram dificuldades para se dedicarem integralmente aos estudos.

"O espírito da proposição não se resume ao benefício individual, uma vez que o estudante que receber assistência terá mais condições de concluir o curso, reduzindo os custos decorrentes das vagas tornadas ociosas em virtude da evasão", explica.

Inácio Arruda acrescenta que, dada a necessidade urgente de formação de profissionais para sustentar o ciclo de desenvolvimento do país, “os recursos despendidos em assistência estudantil não são outra coisa senão investimentos em capital humano”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: