Secretários-gerais de parlamentos de língua portuguesa elegem nova diretoria

Da Redação | 11/09/2014, 11h04

O 6º Encontro dos Secretários-Gerais dos Parlamentos de Países de Língua Portuguesa encerrou-se nesta quarta-feira (10) na Câmara dos Deputados com a eleição de Libéria das Dores Antunes Brito, de Cabo Verde, como nova presidente da associação dos secretários. O cargo era ocupado pelo diretor-geral da Câmara, Sérgio Sampaio.

Durante três dias, os representantes de sete países (Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Timor Leste e Moçambique) discutiram, principalmente, formas de ampliar a interação dos parlamentos com a sociedade.

- Foi um momento de partilha, de confraternização, de solidariedade, mas, sobretudo de muita amizade. Partilha de experiências, de caminhos que são trilhados de forma diferente, de estágios de desenvolvimento diferentes também, mas de objetivos comuns, em que nós todos almejamos um parlamento cada vez mais próximo do cidadão, cada vez mais aberto, cada vez mais forte, mais dinâmico e que possa, por um lado, atender aos objetivos preconizados por seus servidores e, portanto, pelos deputados, e, por outro lado, disponibilizar as condições e ferramentas para todos quantos queiram e possam se sentir parte dentro da Casa, que é a Casa do povo - disse Libéria Brito.

Participação popular

Durante o encontro, Sérgio Sampaio apresentou os mecanismos utilizados na Casa para aperfeiçoar as formas de comunicação com a sociedade. Segundo Sérgio Sampaio, pelo fato de possuir serviços mais estruturados, a Câmara serve de referência para os demais países que falam português.

- Posso citar o nosso Sistema de Informação Legislativa. Emprestamos a esses parlamentos o mesmo modelo, para que a sociedade possa fazer a gestão dos processos, o acompanhamento dos processos legislativos e das discussões - declarou.

Em 2014, a participação da população nos canais de comunicação da Casa triplicou em relação ao período anterior: foram quase 3 milhões de interações. Sérgio Sampaio explicou que a facilidade de informação permite ao deputado ser avaliado com mais transparência, mas não impede o uso político torto das informações.

No evento, o diretor-geral e secretário-geral da Mesa do Senado, Luiz Fernando Bandeira de Mello, falou de iniciativas bem-sucedidas de participação popular, como o programa Jovem Senador e o Portal e-Cidadania.

Bandeira considerou o modelo colaborativo da sociedade com o legislativo a principal conquista na aproximação do cidadão com o parlamento.

-  É preocupação do Senado responder às demandas da sociedade, como a aprovação de uma pauta enorme de projetos baseados nas reivindicações dos movimentos populares. A exemplo dos protestos de junho de 2013 por  melhores serviços públicos, redução da corrupção e uma distribuição de renda mais justa - lembrou.

Com informações da Agência Câmara

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: