Pesquisa aponta melhoria no atendimento aos gabinetes dos senadores

Herivelto Ferreira | 11/09/2014, 19h36

Pesquisa realizada pelo DataSenado revelou um alto nível de satisfação dos gabinetes quanto aos serviços prestados pela Diretoria-Geral. De acordo com o relatório, publicado neste mês, a percepção melhorou na maioria dos aspectos avaliados, quando comparados à primeira sondagem, realizada no ano passado.

Foram avaliados diversos itens de dez áreas ligadas à Diretoria-Geral. A Gráfica destacou-se entre os que tiveram avaliação mais positiva, com o atendimento ao usuário e a qualidade das impressões, por exemplo, atingindo 90%  de respondentes satisfeitos ou muito satisfeitos. Já a diagramação de documentos (71,7%) e a revisão de textos (65%), tiveram uma melhora em relação à pesquisa anterior.  A Biblioteca foi outro setor que conseguiu grande aprovação, com níveis de satisfação oscilando entre 75% e 81%. Nesse caso, qualidade do acervo digital e qualidade do acervo da biblioteca, respectivamente.

Em outros setores, como Recursos Humanos e Polícia Legislativa, a boa notícia é o avanço em relação à análise anterior. Todos os serviços de RH tiveram evolução, incluindo a eficiência do serviço prestado, atendimento ao usuário por telefone e rapidez na solução das demandas. Um ponto sensível, com apenas 46,7% de satisfação, foi o sistema de informação da área. Na Polícia, todos os serviços tiveram mais de 50% de aprovação, e três pontos melhoraram: serviço de credenciamento, controle do acesso a dependências do Senado e fiscalização de vagas de estacionamento.

Houve itens mal avaliados, geralmente relacionados a bens e estrutura. A área de Telefonia foi bem avaliada quanto ao atendimento ao usuário por telefone e presencialmente, ambos com 80% de satisfação, mas a quantidade de ramais teve apenas 43,3% de aprovação. No Patrimônio, o atendimento ao usuário também é considerado satisfatório, aprovado por 75%, mas a disponibilidade de mobiliário teve apenas 31,7% de respondentes satisfeitos ou muito satisfeitos.  A velocidade da internet teve a pior avaliação, com somente 23,3% de satisfação. O Prodasen, entretanto, teve boas avaliações quando a pergunta foi sobre os atendimentos do gerente de contas (78,3%), por telefone (73,3%) e presencialmente (73,3%).

Em reunião com chefes de gabinete realizada nessa quarta-feira (10), o diretor-geral e secretário-geral da Mesa, Luiz Fernando Bandeira de Mello, anunciou medidas que já estão sendo adotadas para solucionar os problemas identificados, como o aumento na velocidade da rede, a aquisição de móveis e instalação de ramais.

A pesquisa

Os questionários foram aplicados por e-mail, entre junho e agosto deste ano, e tiveram uma taxa de retorno de 53,1%. Os respondentes deveriam atribuir valores entre um e cinco, de acordo com o seu nível de satisfação com o serviço prestado.

De acordo com o assessor técnico da Secretaria de Transparência responsável pelo DataSenado, Thiago Cortez Costa, a primeira pesquisa, feita no final de 2013, serviu para diagnosticar o estado geral dos serviços prestados pela DGER para a área parlamentar do Senado. Agora em 2014,  de acordo com Cortez, a pesquisa atende não apenas o objetivo de diagnosticar a prestação de serviços pela DGER, mas também de mostrar como foi a evolução desses serviços desde a última avaliação.

- A periodicidade na realização deste tipo de sondagem é importante pois permite que a Administração estabeleça uma agenda de prioridades em suas ações, agindo com eficiência nos pontos mais necessários, e permite também que tenha um retorno da satisfação com as ações tomadas ao longo de sua gestão.  – disse o assessor.

Ele acrescentou que a taxa de retorno, superior a 50%, é um caso de sucesso, que ele atribui à importância que os gabinetes têm dado à pesquisa como um canal para levar as suas necessidades ao conhecimento da direção da Casa.. A literatura especializada, informou, aponta que, em geral, pesquisas com questionários enviados por email têm taxas de resposta bastante inferiores: entre 7 e 13%.

 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: