Jorge Viana comemora avanço da educação básica no Acre

Da Redação e Da Rádio Senado | 11/09/2014, 16h15

O senador Jorge Viana (PT-AC) comemorou os avanços da educação no Acre, confirmados pelos resultados de 2013 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados na semana passada.

Jorge Viana lembrou que o estado teve um péssimo desempenho no Ideb de 2003, mas no ano passado o resultado melhorou muito. Do 4º ao 5º ano do ensino fundamental, por exemplo, a média do estado foi 5.1, meta prevista apenas para 2017 e sétima melhor nota do país.

Já do 8º ao 9º ano, segundo o senador, o Acre obteve nota 4.5,  acima da meta 4.4 projetada para o ano passado, quarta melhor média nacional. E no 3º ano do ensino médio, os acrianos mantiveram a mesma nota de 2011, enquanto 16 outros estados tiveram queda.

Jorge Viana afirmou que os bons resultados do Acre no Ideb  são fruto de ações adotadas nos últimos governos para melhorar a educação em todo o estado.  Como exemplo do sucesso dessas políticas e do  bom trabalho dos professores, ele destacou o desempenho de uma escola de Rio Branco.

- A escola Luís de Carvalho Fontenelle  alcançou 6.8 na nota do Ideb. O Brasil tem como meta alcançar a nota 6 - de zero a 10 - em 2022, e uma escola de Rio Branco, no estado do Acre, já está, em 2013, com a nota 6.8. São dados que nos animam a seguir trabalhando para que a gente possa garantir que a educação está sendo tratada como prioridade - disse o senador.

Jorge Viana também pediu ao Ministério dos Transportes rapidez nas obras da ponte sobre o Rio Madeira e recuperação da BR-364, que teve um trecho destruído pelas enchentes deste ano.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: