Desvios na Petrobras e resultado do Ideb são 'escândalos', diz Cristovam

Da Redação e Da Rádio Senado | 09/09/2014, 16h24

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) comentou nesta terça-feira (9), em Plenário, o que chamou de "dois escândalos": a baixa qualidade da educação brasileira e a corrupção na Petrobras. O senador fez referência a uma matéria da revista Veja, que informa o suposto envolvimento de vários deputados e senadores em desvios na estatal. Para o senador, o texto provocou espanto, mas não surpreendeu, pois eram fatos já imaginados ou conhecidos, ainda que não provados.

O senador fez uma defesa do patrimônio, da tecnologia e da história da Petrobras, mas criticou a forma como os governos do PT têm conduzido a empresa. Ele ainda condenou o aparelhamento do Estado e o uso de vários cargos públicos para negociação política.

Ideb

Cristovam também lamentou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, de 2013. Ele disse que as notícias sobre a baixa qualidade da educação brasileira já não espantam e nem surpreendem. Para o senador, porém, trata-se também de um escândalo. Ele lembrou que o Brasil paga ao professor um dos salários mais baixos do mundo.

O senador informou que os dados do Ideb apontam que caíram as notas tanto das escolas públicas quanto das escolas privadas. Cristovam pediu que os candidatos à Presidência pensem mais na educação, criticou a forma como o governo administra o setor e desafiou os homens públicos a matricularem seus filhos em escolas públicas.

- A maior de todas as corrupções deste país é o abandono da educação das nossas crianças. O futuro de um país tem a cara das suas escolas do presente - afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: