Casildo Maldaner defende mais estímulos ao uso de energia solar

Da Redação e Da Rádio Senado | 09/09/2014, 15h11

O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) comemorou nesta terça-feira (9) a possibilidade de o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financiar projetos de geração de energia elétrica a partir da radiação solar.

Para ele, a iniciativa pode representar a mudança da matriz energética brasileira, ainda muito dependente da exploração do petróleo, que é poluente; e das hidrelétricas, que dependem da regularidade das chuvas.

O financiamento do BNDES, disse Casildo, pode ganhar força se for aprovado projeto do senador Ataídes Oliveira (PROS-TO), que isenta do Imposto de Importação a aquisição de materiais e componentes destinados à produção de energia solar.

Casildo lembrou que o país precisa adotar uma postura responsável no setor energético, com planejamento, para assegurar o suprimento de energia necessário para o crescimento econômico do país.

- Na Alemanha, por exemplo, 17% da energia vem da energia solar. E veja bem que lá eles não têm tanta insolação como nós no Brasil. E isso é importante nós aproveitarmos, então, esse mecanismo, esse nicho de geração de energia no Brasil. Nós precisamos criar essa cesta diversificada de energia - afirmou.

Aeroporto de Florianópolis

Maldaner informou ainda que, nesta terça, representantes de diversos setores da sociedade e economia de Florianópolis devem se reunir com a direção da Infraero para discutir os motivos da demora nas obras de melhoria do aeroporto internacional da capital catarinense, que é o décimo do país em fluxo de passageiros.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: