Adiada votação de relatório da MP que simplifica licenciamento de tratores

Da Redação | 02/09/2014, 17h45

Foi adiada nesta terça-feira (2), por falta de quórum na comissão mista, a votação da Medida Provisória (MP) 646/2014, que simplifica o licenciamento de tratores. O relator da matéria, senador Gim (PTB-DF), não apresentou o parecer e ainda não há data prevista para nova reunião da comissão.

A MP desobriga a renovação do licenciamento anual de tratores e demais máquinas agrícolas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). A medida também isenta tanto do registro quanto do licenciamento os tratores agrícolas fabricados antes de 1º de agosto de 2014.

A MP 646 tem que ser votada até o dia 23 de setembro, quando perde a validade.

Segundo a deputada Luci Choinacki (PT-SC), que preside a comissão mista, serão tomadas providências junto ao ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Ricardo Berzoini, para não deixar os agricultores desamparados caso o prazo da medida provisória expire. A deputada assinalou que é possível a edição de nova medida provisória para regulamentar o assunto, já que os prazos são exíguos para aprovar a matéria.

Novas regras

Pela proposta, o licenciamento ainda é obrigatório, no entanto, será feito uma única vez e valerá por toda a vida útil da máquina, sendo exigido apenas para os veículos que trafeguem em vias públicas.

O texto inclui a categoria B de habilitação, a mesma de carros de passeio, entre as categorias exigidas aos condutores de máquinas agrícolas. Atualmente, a condução desses veículos é restrita aos portadores de habilitação nas categorias C, D e E.

Com informações da Agência Câmara

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: