Parceria com Interlegis deve viabilizar portais de internet para câmaras de vereadores de Pernambuco

Da Redação | 28/08/2014, 11h20

O senador Douglas Cintra (PTB-PE) espera que, a partir de outubro, tenha início o processo de implantação gratuita de portais de internet para as câmaras de vereadores de 119 municípios pernambucanos, com apoio do programa Interlegis do Senado. Dos 185 municípios do estado, apenas 66 dispõem de portal da transparência.

O Interlegis, desenvolvido em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tem por objetivo a modernização e integração do Poder Legislativo nos âmbitos federal, estadual e municipal. Também visa à promoção de maior transparência e interação dos legislativos com a sociedade.

Nesta quarta-feira (27), Douglas Cintra visitou o Interlegis para discutir a implantação dos portais. O modelo desenvolvido pelo programa permite que o legislativo municipal cumpra as determinações da Lei Complementar 131/2009. Conhecida como Lei da Transparência, a norma determina a divulgação, em tempo real, de informações sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos estados e dos municípios.

Durante o encontro, ficou acertado que o senador atuará na articulação para levar os técnicos do Interlegis a Pernambuco para treinar funcionários dos legislativos municipais na implantação do programa denominado “Soluçãoweb-Interlegis". Para o senador, além de dar transparência às ações, esse será mais um canal para o legislativo municipal estreitar suas relações com a sociedade.

A intenção do senador é firmar parcerias com a União de Vereadores de Pernambuco e com o Tribunal de Contas do Estado, entre outros órgãos, para a expansão dos portais nas cidades pernambucanas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: