Antônio Aureliano apresenta projeto para fortalecer criação de equinos

Da Redação e Da Rádio Senado | 26/08/2014, 19h40

O senador Antônio Aureliano (PSDB-MG) apresentou projeto de lei que estabelece as diretrizes para a elaboração de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da criação de cavalos (PLS 254/2014).

A proposta determina que o governo deverá manter um grupo de estudo setorial permanente sobre a equideocultura, que abrange outros animais próximos ao cavalo, e que o plano agrícola e pecuário anual deverá conter também ações para o fortalecimento da atividade.

Segundo Antônio Aureliano, a equideocultura gera 3,2 milhões de empregos diretos e indiretos e movimenta R$ 7,3 bilhões por ano no país.

Além disso, o Brasil possui o maior rebanho equino da América Latina e o terceiro maior do mundo, com 8 milhões de cabeças, de mais de 20 raças. Por isso, esse ramo da pecuária também necessita de atenção governamental, ressaltou o senador mineiro.

- Os brasileiros e inúmeros outros povos historicamente se associaram à força e à mobilidade do cavalo no transporte, no lazer, no uso policial-militar, na saúde física e mental do ser humano. Apesar da importância dos equinos nas atividades elencadas, a legislação brasileira não contempla dispositivos de planejamento, acompanhamento, de controle e de estímulo à equinocultura.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: