José Pimentel manifesta confiança nos resultados do Plano Nacional de Educação

Da Redação e Da Rádio Senado | 20/08/2014, 16h40

O senador José Pimentel (PT-CE) está confiante de que a implantação do Plano Nacional de Educação, sancionado no final de junho (Lei 13.005/2014), vai melhorar a educação no Brasil.

Ele explicou que o plano garante mais investimentos para a educação pública. A meta é, nos próximos dez anos, aplicar 10% do produto interno bruto no setor, além dos 75% dos royalties do petróleo e da metade do dinheiro do Fundo Soberano do Petróleo. Isso, salientou o senador, representará cerca de R$ 1 trilhão a mais para a educação,

José Pimentel destacou a garantia de educação para todas as crianças de 4 e 5 anos até 2017 e de creches para, no mínimo, metade das crianças de até 3 anos.

A universalização do ensino básico também está entre as metas do Plano Nacional de Educação. Pimentel explicou que o objetivo é garantir que pelo menos  95% das crianças de 6 a 14 anos terminem o ensino fundamental na idade certa e que no mínimo 85% dos jovens concluam o ensino médio na idade adequada, aos 17 anos.

- Estamos com uma política para que, no mínimo, 40% da população entre 18 e 29 anos de idade, nos próximos dez anos, esteja cursando ou tenha a sua graduação. É uma mudança muito profunda que estamos fazendo na educação. Com esse novo PNE, que vigorará até 2014, queremos dar esse salto de qualidade. Vamos investir 10%  do produto interno bruto nos próximos dez anos - afirmou o senador.

Em aparte, o senador Aníbal Diniz (PT-AC) disse que, neste ano, pela primeira vez o Brasil terá mais eleitores com nível superior do que analfabetos. Ele disse que Isso é resultado das ações voltadas à educação, adotadas pelos últimos governos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: