Anibal Diniz denuncia má qualidade do serviço de banda larga no norte do país

Da Redação e Da Rádio Senado | 20/08/2014, 17h55

O senador Anibal Diniz (PT-AC) disse considerar inaceitável a dificuldade que muitos brasileiros, especialmente os da Região Norte, têm para acesso à internet de banda larga, de forma eficiente e barata.

Ele fez um balanço do debate ocorrido no dia 14, na Assembleia Legislativa do Estado do Acre, para avaliação do programa nacional de banda larga e disse ser grande a insatisfação dos acrianos com a qualidade do serviço no estado.

Segundo Anibal Diniz, os acrianos reclamam de sinal fraco, navegação lenta e conexões interrompidas. Além disso, o serviço ainda é muito caro no Acre. O preço médio atual, de R$ 400 por mega bits por segundo, precisa cair para se popularizar a internet no país, disse o senador.

- O Brasil ainda enfrenta muitos problemas em relação à expansão dos serviços de banda larga e tem um dos serviços mais caros de internet no mundo. Que a gente possa efetivamente fazer com que essa política pública essencial para o país - o plano nacional de banda larga - seja  efetivamente concretizado e as pessoas possam ter acesso à internet de boa velocidade, a um preço justo - disse o senador.

O debate em Rio Branco e os que ainda serão feitos em São José dos Campos (SP) e Salvador (BA) vão subsidiar o relatório que Anibal Diniz apresentará à Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado sobre o programa nacional de banda larga.

Anibal Diniz também lamentou a morte de Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco que disputava a Presidência da República. Campos foi vítima de um acidente aéreo em Santos (SP), quando se dirigia, em uma aeronave de pequeno porte, para um compromisso político.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: