Pronto para votação na CCJ projeto que inclui papiloscopistas entre peritos oficiais

Da Redação | 08/08/2014, 10h25

Está pronto para ser votado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), projeto que inclui os papiloscopistas entre os peritos oficiais (PLC 78/2014). A matéria altera o artigo 5º da Lei 12.030/2009, que atualmente classifica como peritos oficiais apenas os peritos criminais, médico-legistas e odontolegistas.

O autor do projeto, deputado Luciano Castro (PR-RR), afirma que a intenção é criar a figura do perito papiloscopista em substituição ao termo papiloscopista policial. Para o deputado, além do “status pessoal e funcional mais significativo” a ser atribuído a esses profissionais, a mudança “rearticula institucionalmente esse segmento de crucial importância no terreno das polícias periciais”.

A proposta recebeu parecer favorável da relatora, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), para quem a Lei 12.030 falhou ao não incluir entre os peritos oficiais os peritos em papiloscopia, “dando margem a questionamentos dos laudos dessa que é uma das atividades periciais mais antigas no Brasil e no mundo, fundamental para a elucidação de crimes e identificação de vítimas”.

Lúcia Vânia ressalta ainda o papel dos papiloscopistas na investigação de casos como o furto milionário ao Banco Central no Ceará, em 2008, e o incêndio na Boate Kiss em Santa Maria (RS), no ano passado.

Em 2013, o Congresso aprovou projeto que classificava os papiloscopistas como peritos oficiais. No entanto, o PLS 244/2009, da ex-senadora Ideli Salvatti, foi vetado integralmente pela presidente Dilma Rousseff.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: